Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Astronomia



ASSUNTO: Gravitação Universal: Movimento Sol – Terra – Lua.
Turmas: 102 e 104
Pesquisa em dupla


1. Movimento da Terra em torno do Sol – Estações do Ano.

1.1 Por que ocorrem as estações do ano?
1.2 Por que no inverno os dias são mais curtos e no verão são mais longos?
1.3 Por que no Nordeste brasileiro faz mais calor que no Sul?
1.4 Nos Pólos Norte e Sul existem alguns meses que é sempre dia e alguns em que é sempre noite. Como você explicaria este fenômeno?
1.5 Procure explicar por que no verão faz calor e no inverno faz frio.
1.6 Aqui no Brasil celebramos o Natal a praia, o sol,... Explique por que no hemisfério sul é verão enquanto no hemisfério norte é inverno.

2. Dias e Noites:

2.1 Por que ocorrem os dias e as noites?
2.2 A duração dos dias e das noites é a mesma em todos os lugares? Comente sua resposta.
2.3 Depois da noite, vem o dia e, em seguida, outra noite. Como alguém que estivesse bem longe da Terra veria essas mudanças? Se quiser, pode desenhar.

3. Movimento Sol –Terra – Lua:

3.1 Quais são as quatro fases principais da Lua?
3.2 Por que ocorrem as fases da Lua?
3.3 O que é um eclipse? Diferencie um eclipse solar de um lunar?
3.4 Sabemos que o Sol é uma estrela. Explique a evolução de uma estrela e comente a formação de um Buraco Negro.
3.5 O que se entende por maré baixa e maré alta? Quando podemos observá-las?

4. Questões gerais:

4.1 Descreva as três leis de Kepler.
4.2 O que Newton concluiu ao dizer que a atração gravitacional é um fenômeno universal?
4.3 Alguns satélites colocados em órbita ao redor da Terra são chamados de Satélites Estacionários. Por que recebem esse nome?Para que utilizados?
4.4 Como varia a aceleração da gravidade na superfície da Terra? Tente explicar por que alguns autores dizem que nosso peso é maior nos Pólos do que na Linha do Equador.
4.5 Explique a sensação de imponderabilidade (ausência de peso) experimentada por um astronauta.
4.5 Qual a velocidade que uma nave ou foguete, deve atingir para conseguir sair de um planeta ou de um corpo celeste qualquer?
4.6 Explique por que Vênus é chamado de Estrela d’Alva. Por que recebe este nome?
4.7 Recentemente ouvimos alguns comentários que a NASA descobriu água na Lua. Será que isso é possível? Comente a respeito.

SUGESTÃO DE BIBLIOGRAFIA:
- Física Ensino Médio Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo, vol. 1- ed. Scipione, pg. 205 a 225.
- Física para o Ensino Médio, vol. Único Aurélio Gonçalves Filho e Carlos Toscano, vol. Único - ed. Scipione. Pg. 65 a 73.
- Livro Física - vol.único Alberto Gaspar, cap12 - ed. Ática.
- Física conceitual, Hewitt Paul G., 9ª edição, pág. 156 a 170 - vol. único.
- Sistema Solar - Vênus
- UFRGS - Astro
- Astronomia no Zênite
- Duração do Dia


Lembrem-se esses livros e sites é somente uma sugestão. Existem muitos outros livros para pesquisa em nossa biblioteca assim como nosso laboratório de informática, que está à disposição de todos os alunos. 
Profª. Juliana Guaragni

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pressão


Continuando o assunto iniciado na última aula sobre pressão iremos verificar alguns conceitos relacionados a esta:
1- O que é pressão atmosférica e como ela é verificada?
2 - Como é o funcionamento de um barômetro? Explique.
3 - Descreva o principio de Pascal e sua importância.
4 - Dê duas aplicações para o princípio de pascal.

Turma 216
Professora Lígia


quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ENERGIA



Com o intuito de refletir sobre o consumo residencial de energia elétrica, as educadoras Juliana e Isolde, preencheram, com os(as) educandos dos 2° Anos do Ensino Médio e Curso Normal, uma Planilha de Cálculo onde os estudantes relacionaram todos os aperelhos que consomem energia em suas residências, relacionando:

# os aparelhos;
# a potência em wats do respectico aparelho;
# a potência em kw - Potência em watts/1000);
# o tempo de utilização no mês (número de horas);
# a energia consumida (Potência em watts x o tempo de utilização mês);
# o valor da tarifa (custo kwh);
# o valor do ICMS (que variou de 38 a 40%)e
# o valor total de cada aparelho (Valor da Tarifa + o Valor do ICMS).


Abaixo os(as) educandos(as) deixaram seus comentários e as conclusões tiradas após a realização da atividade.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Apresentação - Potência de 10



Clicando aqui você poderá acompanhar a apresentação sobre "Potência de 10 - Do Micro ao Macrocosmo".
Vamos fazer um passeio viajando em alta velocidade, pulando em distâncias múltiplas de 10.
Começamos com 100 e equivalência com 1 metro, aumentando em proporções múltiplas de 10 ou seja, 101 (10 metros), 102 (10x10 = 100 metros, 103 (10x10x10 = 1.000 metros), 104 (10x10x10x10 = 10.000 metros), sucessivamente, até o limite da nossa imaginação, na direção do macrocosmo.
Depois vamos retornar, mais rápido ainda, até o ponto de partida e iniciar uma viagem inversa, ou seja, diminuir as distâncias percorridas em proporções múltiplas de 10, para dentro da matéria, o microcosmo.
Observe a constância das leis no universo e reflita sobre como o ser-humano ainda tem muito que aprender ......

Boa viajem!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O que é um blog? Blog em Sala de Aula?



Blog é uma abreviação de web log - "diário na Web". É um espaço interativo com registros freqüentes de informações. No início, as pessoas usavam os blogs como diários pessoais. Hoje, algumas pessoas além de utilizá-los para organizar as idéias, controlam discussões importantes com milhares de outros internautas ao redor do mundo. Jornalistas usam blogs para divulgar as últimas notícias ou revelar suas idéias particulares. Educadores(as) e educandos(as) constroem seus portfólios utilizando os blogs. Profissionais liberais apresentam seus trabalhos. Poetas e escritores rascunham seus escritos. Portanto, atualmente, eles são usados para qualquer tipo de conteúdo, sendo utilizados para diversos fins.

O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos.

Blogando você se conecta com o mundo, recebe visitas que podem fazer comentários sobre o que você postou, acrescentar um link ou lhe enviar emails. Você pode ou não dar continuidade ao diálogo pela internet e saber mais sobre quem que lê ou comenta no seu blog.

O blog, sendo um recurso da internet utilizado por um número expressivo de pessoas, não pode ser ignorado por nós educadores, principalmente pelas possibilidades que ele oferece como recurso pedagógico.

Práticas de produção escrita e de leitura são beneficiadas e estimuladas através desse recurso, permitindo que tanto uma quanto outra atividade citada seja de fato permeada de sentido, já que permite a presença do outro, ocupando ora a posição de leitor, ora a de escritor, em um contexto real de comunicação.

Professoras Erika e Paola Scheifer