Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ENERGIA



Com o intuito de refletir sobre o consumo residencial de energia elétrica, as educadoras Juliana e Isolde, preencheram, com os(as) educandos dos 2° Anos do Ensino Médio e Curso Normal, uma Planilha de Cálculo onde os estudantes relacionaram todos os aperelhos que consomem energia em suas residências, relacionando:

# os aparelhos;
# a potência em wats do respectico aparelho;
# a potência em kw - Potência em watts/1000);
# o tempo de utilização no mês (número de horas);
# a energia consumida (Potência em watts x o tempo de utilização mês);
# o valor da tarifa (custo kwh);
# o valor do ICMS (que variou de 38 a 40%)e
# o valor total de cada aparelho (Valor da Tarifa + o Valor do ICMS).


Abaixo os(as) educandos(as) deixaram seus comentários e as conclusões tiradas após a realização da atividade.

63 comentários:

Anônimo disse...

Nome: Júlia Thais Alves Turma: 209

O eletrodoméstico que mais consome energia elétrica na minha casa é o computador, devido ele ser usado muito tempo por dia.Poderia diminuir o consumo utilizando-o menos, ou desligando o monitor em caso de reutilizá-lo novamente em pouco tempo, sem precisar desliga-lo toda vez..
Ex: Quando for sair e voltar logo, ou ir olhar tv, tomar banho, em vez de desliga-lo todo, poderia somente desligar o monitor..

Anônimo disse...

Na minha tabela de energia o que mais gastou foi o chuveiro e o computador.
Lá em casa tomamos muitos banhos demorados e eu estou sempre direto na internet,motivos pelo qual as contas de luz vem tão altas.
Acho que eu poderia começar a melhorar isso,diminuindo o tempo gasto nos banhos e que eu fico no computador.
Se eu começar a fazer a minha parte acho que já vai ajudar e muito a diminuir a quantia de luz no final do mês e quem sabe com o tempo todas as pessoas que moram lá em casa começas também a colaborar.


Nome:Luana Fernanda Dick
Turma:209

Anônimo disse...

nome: junior turma: 209

Eu tambem acho que é o chuveiro!!!
por que os banhos geralmente são demorados, ainda mais no inverno!!!!!
para diminuir isso acho q deveriamos tomar mmenos banhos!!!!! capais
Por exemplo se cada pessoa tomase o tempo de banho so o necessario deminuiria muito o consumo d energia.
E tambem tem os eletromésticos que gastam bastante....

Anônimo disse...

hNome: Francieli Montineli Oliari Turma:209

O chuveiro é que gasta mais, porque todoas as pessoas de sua casa tenquem tomar banho, e alguns exageram demais. Para reduzir um pouco a energia, basta tomar um banho curto, sem nenhuma demora.

Quantidade(consumo) 99KW\H
Total dos conseitos de energia 13,97
ICMS 4.65
Ilum.Públ.Prefeitura Municipal 0,62
TOTAL DA FATURA 19,24

Anônimo disse...

nome Regina t:209
O chuveiro é o eletrodoméstico que mais gasta,para diminuir o consumo acho que deveríamos tomar banhos mais rápidos...

Anônimo disse...

Nome Catiucia Hauschild-209

O que mais gasta energia na minha casa é o chuveiro.
Porque lá em casa tomamos banhos muito demorados e uma das maneiras para diminuir seria tomar banhos mais curtos...

Tarifa= 0,41036
ICMS=valor R$ 18,98
Total da fatura=82,37

Anônimo disse...

Na minha conta de luz o que mais gastou foi o chuveiro. Acho que tomando banhos mais rapidos podemos economizar muito.

Anônimo disse...

Na nossa turma nos realisamos as tabelas com todos os valores e dados que prescisava...
Mas mesmoa assim nao deu certo por causa do vlor do ICM que nao estava correto(na tabela marcava 41% e o correto seria 25%).
Mas mesmo assim eu gostei muito de fazer este trabalho, uma maneira diferente de aprender fisica


Gabriela Mueller Turma 206

Anônimo disse...

eu acho muito bom agente economisar pq agente ´té cuidando do nosso futuro e de nossos futuros parentes
então naum fique tanto tempo no chuveiro pq eu acho q é um dos eletrodosmesticos q masi gasta.

Anônimo disse...

A principio o trabalho parecia importante, e é, mas alguns problemas foram encontrados e não foi possivel realizar, infelizmente. mas mesmo assim, aprendi bastante com isso. para economizar e diminuir o valor da conta de energia é preciso apenas, estra informado.

Anônimo disse...

na minha tabela u que mais gasto é com o chuveiro´!!!
Poderia diminuir o tempo de banho e só usar o necessario....

gabriele carvalho 206

Anônimo disse...

Eu sei que o trabalho era importante,mais devido problemas no computador não consegui realizar meu trabalho.mesmo com esse problema consegui aprender muitas coisas,que para economizar basta estar bem informado.

Anônimo disse...

deu uma pequena diferença na tarifa em relação a conta de luz.
foi legal e interresante saber como nós. Algumas pessoas pagam uma tarifa muito alta, apenas por não estarem bem informadas. Para enconomizar basta estar informado.

Rita Lempfert

Anônimo disse...

É importante trocar eletrodomésticos antigos por mais modernos que consomem menos energia,mas todos devemos economizar para podermos contribuir com isso.
Greice Purper
Turma 205

Anônimo disse...

É muito interessante descobrir o que está por trás de uma conta de luz, todos os cálculos que são efetuados até chegar ao resultado final e como os impostos interferem
no valor.Também o quanto é importante a tecnologia apresentar aparelhos que economizem cada vez mais energia, porque se formos comparar com aparelhos antigos existe uma grande diferença, mas além dos aparelhos é muito importante nós também economizarmos.
Waldelice
Turma:205

Anônimo disse...

Não sei se fecharam os resultados, porque não pagamos a conta de luz.Mas achei super interessante fazer este trabalho porque com ele adquirimos uma idéia de como é calculada a conta de luz e como aparelhos mais modernos que consomem menos energia são importantes para reduzir estes valores.
Franciele Fischer
Turma:205

Anônimo disse...

Nome: Jeferson Luis Wiedthauper Turma: 209

O aparelho que mais usa energia na minha casa é o chuveiro e o segundo é um aquecedor por ele usar o mesmo essquema que o chuveiro que usa resistencia.
Para baixar o valor da conta de luz eu acho que eu deveria tomar banhos mais curtos e usar menos o aquecedor.

Anônimo disse...

Nome:Luana Fernanda Dick
Turma:209


Na minha tabela de energia o que mais gastou foi o chuveiro e o computador.
Lá em casa tomamos muitos banhos demorados e eu estou sempre direto na internet,motivos pelo qual as contas de luz vem tão altas.
Acho que eu poderia começar a melhorar isso,diminuindo o tempo gasto nos banhos e que eu fico no computador.
Se eu começar a fazer a minha parte acho que já vai ajudar e muito a diminuir a quantia de luz no final do mês e quem sabe com o tempo todas as pessoas que moram lá em casa começas também a colaborar.


Quantidade(consumo) 163KW\H
ICMS 16.57
Ilum.Públ.Prefeitura Municipal 2.24
TOTAL DA FATURA 70.00

Dragon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O aparelho que mais gasta energia em casa é o chuveiro, como em praticamente todas as outras casas.
Para diminuir a conta, e os gastos com o chuveiro além fazer um banho mais rápido é necessário também diminuir sua potência.
O Valor total da conta é R$180,89, e destes 180, aproximadamente 28% são gastos em impostos(ICMS), sendo então R$52,58.
Nome: Éverton Lenz Turma: 205

Dragon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O que mais gasta energia na minha casa é o chuveiro, os banhos são muito demorados. Se cada pessoa fazersua parte, diminuir o tempo do banho, a quantia gasta no fim do mê será menos

Janine Mors
205

Anônimo disse...

Na minha tabela de energia o que ficou bastante alto foi o chuveiro..Temos que economizar mais ainda..Ate por que aqui em casa temos dois chuvero que sao usados por três pessoas!!
Nome: Tatiane de Oliveira Turma:205

Anônimo disse...

Percebi que em minha plânilha os carregadores de celular não consumiram nenhum tipo de energia, o DVD consumiu muito pouco e o chuveiro teve um consumo elevado!

Maitícia 205

Anônimo disse...

Na minha tabela,o que mais gasto foi o chuveiro,pois é o que mais gasta energia elétrica,sem conta que nós pagamos muito imposto e isso também gasta muito...
Achei esse trabalho muito interessante,pois deu pra vê que tem eletrodoméstico que nem gasta tanto!

Inajara Turma:205

Anônimo disse...

Gostei de fazer esse trabaho pois percebi que a eletrodoméstico que nem gasta tanto,como o celular,chapinha...
O que mais gasta mesmo é o chuveiro,sem conta que também pagamos muito imposto!

Tainê Turma:205

Anônimo disse...

O valor da minha planilha ficou muito proximo do valor real.
É interessante analisar, que alguns aparelhos gastam muito comparados ao pouco tempo de uso, outros já, ficam muito tempo em uso e não gastam praticamente nada.
O que realmente mais gasta é o chuveiro, por isso devemos nos controlar na hora do banho, não só pela energia, mas também pela quantidade de água disperdiçada.

daniele klaus - 205

Dragon disse...

Diego Turma 209

O Aparelho que gasta mais na minha casa é o chuveiro, para economizar energia eu e minha familia devemos tomar banho mais rapido.

Anônimo disse...

Nome:Gabriela R. Turma:205

O valor da conta de luz ficou bem próximo do valor total do trabalho.Agora lá em casa estamos desligando alguns aparelhos da tomada.Eu acredito que não vai diminuir muito o valor da conta.

Anônimo disse...

Nome:Bruna Turma:205

Para que se tenha econômia de energia,é necessário a colaboração de todos da família porque se há um objetivo em comum existe a cobrança de um para outro.
Com o trabalho,foi possível ver que o chuveiro é um grande consumidor de energia.Então é melhor pensar um pouco antes de ficar tempo no banho.

Anônimo disse...

No meu trabalho houve diferença de R$ 7,00 para mais do que na minha conta. Essa diferença se dá talvez porque não tenha havido por mim uma observação correta quanto ao tempo em que algumas lampadas ficam ligadas

Jéssica de O. Salini
T: 205 nº:17

Anônimo disse...

O trabalho de Física que fizemos eu pude concluir que o chuveiro é o Elétrodoméstico que gasta mais, se pelo menos eu não ficar de baixo do chuveiro por muito tempo posso economizar um monte e eu tmb acho q todos devem de se concientizar disso.....Eu também gostei de faz esse trabalho com a tabela por que pude ver como faço para gastar menos na próxima conta de Luz eu acho que a professora fez certo em fazer esses trabalho conosco pois assim todos veremos como podemos economizar em nossas dispezas...Abração a todos !!!!!!!

Nome:Thiago Turma:206

Anônimo disse...

Os valores ficaram muito altos, nem eu pensei que consumiamos tanto.
Só assim, fazendo esse trabalho pude ter uma noção de quanto consumimos lá em casa.
Sâmina
205

Anônimo disse...

Nome:Naiara p Quinot
Turma: 207
Lá em casa o elétrico domestico que mais gasta é o computador e o chuveiro, pois tomamos banho as vezes muito demorado e o computador passa a tarde ligado.
Se tomarmos banho mais rápido e usar o computador só quando necessário podemos diminui a conta de luz. Gostei de faze esse trabalho, pois assim pude percebe o que gasta mais lá em casa.

Anônimo disse...

O que mais gasto na minha casa é o chuveiro e a conta de luz vai la em cima eu poderia desliga-lo quando for lavar os cabelos e ligar de novo só pra enxaguar.

Nome:Franciele Turma:207

Anônimo disse...

Nome: Emily Cornelius T: 207

O computador e o chuveiro consomem bastante energia na minha casa. O valor que deu a minha conta de luz no trabalho foi um pouco mais alto que o normal, mas foi uma diferença pequena. Acho que na minha casa não precisamos fazer nada para reduzir o consumo de enegia porque somos bem controlados nesse aspecto e nossa conta de luz não é muito alta.

Anônimo disse...

Nome: João Otávio T: 207

O chuveiro e o computador são os maiores consumidores de energia na minha casa. O valor que deu no trabalho é bem próximo com o valor da minha conta de luz. Na minha casa controlamos o consumo de energia, assim, estamos fazendo nossa parte e ajudando o Meio Ambiente.

Anônimo disse...

Eu acho que para gastarmos menos energia deveriamos começar demorando menos no banho,desligando os aparelhos eletronicos da tomada quando não estão sendo usados,nos dias de sol não usar a secadora para secar roupas e sim o próprio sol,usar mais a vassoura do que o aspirador,e outras coisas mais.


Gabriela Becker T:205

Anônimo disse...

Na minha casa o eletrodoméstico que mais gasta é o chuveiro.
O que eu poderia fazer para gastar menos é tomar bannhos mais curtos.

Nome: Laura Forster
Turma: 208

Anônimo disse...

Larissa e Yasmin - 208
O chuveiro é o maior consumidor de energia elétrica, porque além da potencia dele ser "muito grande", os banhos geralmente são demorados, principalmente no inverno, e todas as pessoas de casa precisam ocupar o chuveiro.

Anônimo disse...

Marcel Kober 208

o chuveiro é o que mais gasta, ate porque no inverno os banhos demoram mais e tambem pelo motivo de o chuveiro ser muito potente, pode-se reduzir o consumo diminuindo o tempo de banho.

Anônimo disse...

Na minha casa o eletrodomestico que mais consome energia é o forno elétrico, pois minha mãe é doceira, por isso temos dois.
O que poderiamos fazer para diminuir é trocar um de luz para um de gás.

Nome: Andréia westenhofen
Turma: 208

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vivian disse...

Vivian Ost T:208
Na minha casa, os eletrodomésticos que mais consomem energia e acabam sendo mais caros são a maquina de lavar roupa e o chuveiro.
O que na minha opinião poderia diminuir a energia gasta nesses aparelhos é de tomar banhos mais curtos e não tão quentes, e lavar maior quantidade de roupa em menor numero de lavagens.
É isso :D

Anônimo disse...

O eletronico que mais consome energia é meu notebook pois fico muitas horas usando ele apesar de se mais economico.

Anônimo disse...

Nós achamos que é o ar condionado..
pois utilizamos ele tanto no verão quanto no inverno..
Para diminuir o consumo de energia poderiamos ligar ele em casos de extrema necessidade!!


Raíza e Tamara
Turma 208.

Fabio e Adriel disse...

Gostei muito,algo que relmente nos servira para o futuro . O trabalho foi muito intuitivo e assim aprendemos a controlar nossos gastos e principalmente nosso tempo no chuveiro pois ele gasta muito.
PS: Um abraço ao detonator!

Anônimo disse...

Igor Gens 208

O eletronico que mais consome energia é meu notebook pois fico muitas horas usando ele apesar de se mais economico.

Anônimo disse...

Fabio e adriel da Turma : 208

Anônimo disse...

Nome: Débora Friedrich
Turma: 208 Ano:2009

''Na minha casa o maior consumo de energia é o chuveiro.''
Temos esse consumo porque tomamos banhos demorados, por isso devemos diminuir nosso tempo no chuveiro assim economizamos água e energia.

Agna disse...

Nome:AGNA M. NUNES T:208

O eletrodomesctico que mais consome energia elétrica na minha casa é tanto o Chuveiro quanto o Computador, pois, são os mais utilizados.
Eu acho que para diminuir o consumo de ambos precisaria tomar banhos não tão demorados e desligar o monitor quando não está sendo utilizado.Isso se lá em casa todos colaborarem é óbvio!:D

Anônimo disse...

O chuveiro com certeza !
Adriel e Fabio da turma 208

Anônimo disse...

Nome:Thalis Lemes Saldanha T:208

Como pude observar nos outros comentários, o maior vilão é o chuveiro que tem uma potência muito alta em relação aos outros aparelhos. Além do chuveiro, lá em casa, o computador também é outro gastador.
Sei que nesse frio, é muito bom tomar um banho quente mas, vamos pensar antes de ficar mais de meia hora(muitos ficam bem mais)e lembrar que estamos gastando luz, água e dinheiro.

Anônimo disse...

Nomes: Bruna e Gabriela
Turma:208

O eletrodoméstico que mais consome energia é o chuveiro, pois gasta cerca de 68,00 R$ por mês.
Para diminuir este gasto podemos tomar banho com a temperatura mais fria, ou diminuir o tempo de uso do chuveiro.

Anônimo disse...

No nosso trabalho, podemos observar que o eletrodoméstico que mais consome energia é o chuveiro, o freezer.

Para ocorrer a diminuição do gasto é necessário que se diminua a potência e o tempo consumo, dos aparelhos.

Josiele e Raquel, turma 208.

Anônimo disse...

O que mais gastou foi o chuveiro, devido ao seu alto consumo de energia elétrica, mesmo não sendo muito utilizado. Em segundo vem a panificadora quase ganhando do chuveiro.

Renan de Vargas disse...

O que mais gasta la em casa é o chuveiro,todos lá d casa ficam muito tempo no banho...Hum...E para q haja economia acho quem deve-se começaar no banho...Pois acredito q esse problema não ha apenas na minha casa...

Anônimo disse...

os eletrodomésticos que mais consome energia em minha residência são: o computador, a TV o DVD e o Rádio. Pois quando uso o PC fico com os aparelhos sitados ligados....
abraçooOO .. pro bruxooO wesleY da 208...
Aluno: Vinícius dos Santos
Turma: 208
Professora: Juliana

Andrei disse...

o que mais gastou foi o chuveiro e depois a geladeira
se diminuir-mos o tempo do banho, td vai ficar mais barato

Unknown disse...

Com certeza o chuveiro foi o que mais gastou, o jeito é diminuir o tempo de banho...

Alex Kemmerich disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A Conta deu muito alta, devo ta tomando muito banho né?! HUASHUASHAUSH .. Devo também estar deixando coisas que não uso ligadas, tá na hora de se ligar e desligar tudo o que não esta usando no momento.. lâmpadas principalmente, di dia vamos usar a luz natural em vez de gastar com isso.. Economizar não so no bolso mais sim também na naturez...


Alex Fabio Kemmerich 207

Anônimo disse...

Ronaldo, e brilha muito no curintcha!!!