O trabalho abaixo é proposto pela professora Juliana Guaragni para as turmas 304, 305, 306 e 307 do Ensino Médio diurno.
Atividades práticas de Física – Pilhas alternativas
Observações:
- As atividades devem ser desenvolvidas pelos grupos conforme combinado em sala de aula.
- Cada grupo deverá entregar um relatório do procedimento adotado.
- A montagem deverá ser apresentada pelo grupo aos demais alunos na data a ser combinada na próxima aula.
Material:
- medidor de eletricidade(multímetro ou voltímetro); | - 1 placa de zinco; |
- 1 placa de cobre; | - pinças; |
- prendedor de placas | - vinagre; |
- pires; | - uma lâmpada de 1,5 V. |
- papel-filtro; |
► Ligue as pontas do fio medidor de eletricidade as placas;
► Ponha um pouco de vinagre no pires e mergulhe um quadrado de papel-filtro;
► Quando o papel estiver bem embebido, retire-o utilizando a pinça, e coloque-o entre as placas de cobre e zinco.
► Coloque o “sanduíche”obtido no prendedor de placas e observe o ponteiro do medidor de eletricidade.Que acontece logo no início?
► Tente descobrir qual é o pólo positivo da pilha, observando para qual lado gira o ponteiro. Compare como que acontece quando você liga o medidor a pilha comercial.
► Qual das placas, a de cobreou a de zinco, corresponde ao pólo negativo?
► Tente fazer com que a lâmpada ligue (ou calculadora, ou relógio digital).
OBS: Se não dispuser de um voltímetro para medir a f.e.m. das pilhas construídas, você poderá perceber que realmente existe uma voltagem entre seus pólos colocando os fios que estão ligados a eles em contato com sua língua (fechando o circuito através da saliva). Você sentirá um ligeiro formigamento causado pela passagem da corrente elétrica.
2°: SUBSTITUINDO O RECHEIO DO “SANDUÍCHE” E CONSERVANDO AS PLACAS
Material:
- medidor de eletricidade(multímetro ou voltímetro); | - 1 lâmpada de 1,5 V |
- 1 placa de cobre; | - pinças; |
- prendedor de placas; | - vinagre; |
- 4 pires; | - óleo; |
- papel-filtro (4pedaços); | - sal; |
- 1 placa de zinco; | - água. |
► Coloque o “sanduíche”obtido no prendedor de placas e observe o ponteiro do medidor de eletricidade.Que acontece logo no início?
► Tente descobrir qual é o pólo positivo da pilha, observando para qual lado gira o ponteiro. Compare como que acontece quando você liga o medidor a pilha comercial.
► Toda vez que você substituir o recheio do “sanduíche”, lave as placas de metal, seque-as e passe sobre elas uma esponja de aço até ficarem brilhantes.
► Anote os resultados de suas observações na tabela. Com que substância a pilha produziu corrente elétrica?
PLACAS
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RECHEIO
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MEDIDOR DE ELETRICIDADE
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Cobre e zinco
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Papel-filtro embebido em água
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Cobre e zinco
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Papel-filtro embebido em água e sal
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Cobre e zinco
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Papel-filtro embebido em óleo
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Cobre e zinco
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Papel-filtro embebido em vinagre
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► Tente fazer com que a lâmpada ligue (ou calculadora, ou relógio digital).
OBS: Se não dispuser de um voltímetro para medir a f.e.m. das pilhas construídas, você poderá perceber que realmente existe uma voltagem entre seus pólos colocando os fios que estão ligados a eles em contato com sua língua (fechando o circuito através da saliva). Você sentirá um ligeiro formigamento causado pela passagem da corrente elétrica.
3°: SUBSTITUINDO AS PLACAS DE METAL E CONSERVANDO O RECHEIO
Material:
- medidor de eletricidade(multímetro ou voltímetro); | - lápis; |
- 1 placa de cobre; | - papel-filtro; |
- pires; | - vinagre; |
- 2 placas de zinco; | - placa de chumbo; |
- pinça; | - 2 placas de alumínio |
- prendedor de placas; | - 1 lâmpada de 1,5V. |
► Use, como recheio,papel-filtro embebido em vinagre. ► Proceda como anteriormente e coloque os resultados na tabela.
PLACAS
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RECHEIO
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MEDIDOR DE ELETRICIDADE
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Cobre e zinco
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Papel-filtro embebido em vinagre
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Cobre e chumbo
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Papel-filtro embebido em vinagre
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Cobre e alumínio
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Papel-filtro embebido em vinagre
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Chumbo e alumínio
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Papel-filtro embebido em vinagre
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Chumbo e zinco
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Papel-filtro embebido em vinagre
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Alumínio e alumínio
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Papel-filtro embebido em vinagre
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Zinco e zinco
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Papel-filtro embebido em vinagre
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► Quais os “sanduíches” que produziram eletricidade? Quais os que não produziram Qual deles você escolheria para fazer uma pilha elétrica?
► Tente fazer com que a lâmpada ligue (ou calculadora, ou relógio digital)
4°: IDENTIFICANDO AS SUBSTÂNCIAS CONDUTORAS DE ELETRICIDADE:
Material:
- três pilhas secas comuns; | - uma barra de grafite. |
- uma colher de açúcar; | - um pouco de sal; |
- dois pedaços de fio de ligação; | - 1 lâmpada de 1,5 V ou 3 V; |
- um recipiente contendo água. |
Tome as três pilhas secas, a lâmpada de 3 V(lanterna) e o recipiente contendo água (da torneira). Usando fios de ligação faça uma montagem em série com as pilhas e com a lâmpada. Em seguida mergulhe as extremidades dos fios no recipiente com água (não se esqueça de descascar as extremidades dos fios que estão mergulhados na água).
► Pra se certificar que as pilhas e a lâmpada estão em boas condições, feche o circuito encostando, uma na outra, as extremidades mergulhadas na água. Verifique se a lâmpada se acende.
► Separe as extremidades dos fios, mantendo-as mergulhadas na água. A lâmpada se acende?
► Dissolva uma colher de açúcar na água do recipiente. A lâmpada se acende?
► Adicione lentamente sal de cozinha à água. O que você observa na lâmpada?
► Retire as extremidades dos fios de dentro da água e ligue-as aos extremos de uma pequena barra de grafite(de lápis, lapiseira, por exemplo).
Baseando-se em suas observações, responda: a água pura é boa condutora de eletricidade? E a água com açúcar? E a água com sal? E o grafite?
OBS: Se não dispuser de um voltímetro para medir a f.e.m. das pilhas construídas, você poderá perceber que realmente existe uma voltagem entre seus pólos colocando os fios que estão ligados a eles em contato com sua língua (fechando o circuito através da saliva). Você sentirá um ligeiro formigamento causado pela passagem da corrente elétrica.
5°: PILHAS ALTERNATIVAS
Material:
- 1 limão cortado ao meio; | - voltímetro; |
- 1 placa de cobre; | - recipiente com água e sal; |
- 1 placa de zinco; | - 1 lâmpada de 1,5 V. |
- 1 placa de ferro; |
Nessa experiência, vamos construir algumas pilhas semelhantes à pilha de Volta, mas usaremos outras substâncias em lugar do ácido sulfúrico, já que este ácido exige um certo cuidado em seu manuseio.
► O ácido sulfúrico pode ser substituído pelo ácido existente, por exemplo, no caldo de um limão. Para verificar isto, introduza uma pequena placa de cobre e uma de zinco em um limão, partido ao meio. Usando um voltímetro ligado em série com as placas,meça e anote a f.e.m (tensão) desta pilha. (Dica: mexa as placas para que a reação com o suco ácido seja mais eficiente).
► Para verificar que a f.e.m.(tensão) da pilha depende da solução da placa na qual as placas estão mergulhadas, introduza as placas de zinco e cobre em uma solução de sal de cozinha (água e sal). Meça, com o voltímetro, a f.e.m.desta pilha e verifique se ela, de fato é diferente da f.e.m. obtida com o limão.
► Verifique, agora, que a f.e.m. depende também do material que constitui cada placa. Para isto,substitua a placa de zinco por uma placa de ferro (na solução de sal de cozinha) e meça a f.e.m desta nova pilha. Compare com os resultados anteriores.
► Tente fazer com que a lâmpada ligue (ou calculadora, ou relógio digital).
OBS: Se não dispuser de um voltímetro para medir a f.e.m. das pilhas construídas, você poderá perceber que realmente existe uma voltagem entre seus pólos colocando os fios que estão ligados a eles em contato com sua língua (fechando o circuito através da saliva). Você sentirá um ligeiro formigamento causado pela passagem da corrente elétrica.
6°: PILHAS ALTERNATIVAS
Material:
- 1 batata cortada ao meio; - voltímetro;
- 1 placa de cobre; - recipiente com água e sal;
- 1 placa de zinco; - 1 placa de ferro;
- 1 lâmpada de 1,5 V.
Nessa experiência, vamos construir algumas pilhas semelhantes à pilha de Volta, mas usaremos outras substâncias em lugar do ácido sulfúrico, já que este ácido exige um certo cuidado em seu manuseio.
► O caráter básico da batata ajuda na condução da eletricidade. Para verificar isto, introduza uma pequena placa de cobre e uma de zinco em um limão, partido ao meio. Usando um voltímetro ligado em série com as placas,meça e anote a f.e.m (tensão) desta pilha. (Dica: mexa as placas para que a reação seja mais eficiente).
► Para verificar que a f.e.m.(tensão) da pilha depende da solução da placa na qual as placas estão mergulhadas, introduza as placas de zinco e cobre em uma solução de sal de cozinha (água e sal). Meça, com o voltímetro, a f.e.m.desta pilha e verifiques e ela, de fato é diferente da f.e.m. obtida com a batata.
► Verifique, agora, que a f.e.m. depende também do material que constitui cada placa. Para isto,substitua a placa de zinco por uma placa de ferro (na solução de sal de cozinha) e meça a f.e.m desta nova pilha. Compare com os resultados anteriores.
► Tente fazer com que a lâmpada ligue (ou calculadora, ou relógio digital).
OBS: Se não dispuser de um voltímetro para medir a f.e.m. das pilhas construídas, você poderá perceber que realmente existe uma voltagem entre seus pólos colocando os fios que estão ligados a eles em contato com sua língua (fechando o circuito através da saliva). Você sentirá um ligeiro formigamento causado pela passagem da corrente elétrica.
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