Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudo Orientado de Física – Eletromagnetismo e Física Moderna


Estudo Orientado de Física – Eletromagnetismo e Física Moderna
(Características de um ímã, Experiência de Oeste, Campo magnético,Força magnética, Funcionamento de um motor, Indução eletromagnética,Transformador elétrico, ondas eletromagnéticas, Partículas elementares, Mecânica Quântica e Teoria da Relatividade).
Profª. Juliana Guaragni e Isolde Favaretto – 3°s anos


Observações:
- O trabalho não precisará ser entregue, sendo que cada aluno deve apresentá-lo ao professor na data prevista escrito à mão, no caderno ou em folhas;
- O trabalho poderá ser consultado pelo aluno no dia da prova, sendo que não será aceito outro material de consulta.


1. É provável que você já tenha brincado de aproximar um objeto de um ímã e vê-lo ser atraído. Descreva as principais características dos imãs.
2. Explique resumidamente o que é e dê exemplos de:
a) Uma substância paramagnética;
b) Uma substância diamagnética;
c) Uma substância ferromagnética.
3. Descreva como se dá o processo de magnetização dos materiais ferromagnéticos, utilizando o conceito de domínio magnético.
4. Qual é a principal diferença entre as linhas de campo elétrico e as linhas de campo magnético?
5. O campo magnético terrestre influência direta e indiretamente na vida dos seres vivos. Comente algumas dessas influências ou importâncias em nossas vidas.
6. Utilizando o conceito de campo magnético, explique por que a agulha da bússola adquire a direção norte-sul magnética da Terra.
7. Represente as linhas de campo magnético criado por um ímã em barra, um ímã em forma de ferradura e pelo campo magnético terrestre.
8. O que significa ponto de Curie?
9. No que consiste um eletroímã? Como podemos fabricá-lo? Comente uma utilização.
10. No que consistiu o experimento de Oersted? (ilustre sua explicação com um diagrama). Em termos gerais, do que depende o campo magnético criado por uma corrente elétrica em um fio condutor?
11. O que seria uma indução eletromagnética?
13. Escreva a expressão matemática que fornece o valor da força que atua numa carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético (força magnética). Explique os ignificado de cada um dos símbolos que aparecem nessa expressão e como podemos determinar a direção e sentido desta força usando a regra do tapa ou regra da mão esquerda.
14. Descreva com suas palavras o funcionamento de um motor de corrente contínua. (Se quiser pode desenhar).
15. Descreva a regra de Ampère, que nos permite determinar o sentido do campo magnético criado pela corrente que passa em um fio condutor retilíneo.
16. O que é um solenóide? Faça um desenho representando um solenóide. Suponha que uma corrente esteja passando pelo condutor. Trace algumas linhas de indução do campo magnético criado por esta corrente em pontos interiores e exteriores ao solenóide e indique qual extremidade do eletroímã assim obtido se comporta como pólo norte e qual se comporta como pólo sul.
17. A era dos televisores à base de canhão de elétrons vem sendo substituída pelos monitores LCD. Descreva como se forma a imagem em um tubo de TV e em um monitor LCD.
18. Enuncie a lei de Faraday e a lei de Lenz. Qual será o sentido do campo magnético, criado pela corrente induzida em um circuito, quando o fluxo magnético através dele estiver aumentando ou diminuindo?
19. Para que serve um transformador?Explique seu funcionamento.
20. O que são ondas eletromagnéticas? Qual a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética? Comente alguns exemplos de ondas eletromagnéticas (radio, microondas, infravermelha, visível,ultravioleta, raios x, raios gama).
21. Quanto vale 1 quantum de energia? Descreva a teoria da Mecânica Quântica.
22. a) Descrever brevemente o que é o Modelo Padrão. Quais são as quatro interações físicas fundamentais propostas no Modelo Padrão? Indique-as, informando se são atrativas, repulsivas, ou ambas.
b) Dê exemplos de fenômenos, aparelhos ou interações onde se manifesta:
® força eletromagnética:
® força nuclear forte:
® força nuclear fraca:
® força gravitacional:
c) O que são quarks? Quando foram descobertos?
d) Quantos são e quais os tipos de quark que formam um nêutron? E um próton?
23. As radiações eletromagnéticas têm sido cada vez mais utilizadas pela humanidade. Comente sobre a utilização das radiações na medicina, indústria, guerra e no desenvolvimento geral da Ciência.
24. Descreva a teoria da relatividade de Einstein e comente sobre a Equivalência Massa-Energia, a dilatação temporal e contração do espaço.
25. Comente sobre a teoria das supercordas.
26. O que seria a antimatéria?
27. Comente sobre as mais novas descobertas:
® Físicos anunciaram esta quinta-feira (22) que partículas subatômicas denominadas neutrinos podem viajar mais rápido que a luz, uma descoberta que, se comprovada, seria inconsistente com a teoria da relatividade de Einstein.

® Três astrônomos americanos premiados estudaram a explosão de estrelas e descobriram que a expansão do universo está acelerada.

Sugestões de bibliografia:
  • FÍSICA para o ensino médio, Beatriz Alvarenga e Antônio Máximo / V. 3 – ed. Scipione.
  • FÍSICA história e cotidiano, Bonjorno e Clinton / V.único – ed. FTD.
  • FÍSICA Conceitual, Paul G. Hewitt / V. único – ed.Bookman.
  • Compreendendo a FÍSICA, Alberto Gaspar / V. 3 – ed.Ática.
  • As faces da FÍSICA, Willson Carron e Osvaldo Guimarães/ v. único – ed. Moderna.
Links para pesquisa:

Nenhum comentário: